Obra
Nova ponte do Costa já recebe os pilares
Ao todo serão investidos R$ 6,3 milhões, com recurso proveniente da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico
Divulgação -
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) começou a construção dos pilares da nova ponte do Costa, na ERS-702. A estrada é o principal acesso a Piratini e liga o município à BR-293. A obra da nova travessia sobre o rio que leva o nome da cidade deve ser concluída ainda este ano. Ao todo serão investidos R$ 6,3 milhões, com recurso proveniente da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).
“O departamento comprometeu-se com essa questão e vai entregar à comunidade uma ponte que vai possibilitar eliminar a atual, que é uma estrutura metálica antiga, de uma pista apenas e com restrição de tráfego para veículos pesados”, disse o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti.
A primeira etapa para a construção da nova ponte consistiu em limpeza do terreno e preparação do canteiro de obras. Após, foram feitas as escavações necessárias à instalação das fundações dos pilares, que começaram a ser concretados na última semana. Outras ações fundamentais para a finalização da ponte do Costa ocorrem na fábrica de pré-moldados, onde são confeccionadas as principais vigas da superestrutura e das pré-lajes. Hoje, 30% desses componentes estão prontos para serem, posteriormente, transportados até a ERS-702.
“A montagem está avançando, mas enquanto não for terminada a estrutura, conservaremos a antiga para que a população possa transitar com segurança”, ressaltou Uberti. Ele garante que o Daer faz manutenções periódicas na atual ponte. Em 2017, por exemplo, foram feitas a substituição das chapas metálicas e a renovação da pintura, além de reparos no pavimento.
Essa e outras ações são realizadas pela equipe da 7ª Superintendência Regional do Daer, com sede em Pelotas, que conta com o apoio, quando necessário, da Superintendência de Obras de Arte Especiais (SOA).
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário